Novembro 2023

  • Violentos (%) 32
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 18
  • Neutros (%) 13

O Paz na Mídia analisou 2.499 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de novembro de 2023 e constatou que 37% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (28h54′). A violência foi mostrada em 32% do tempo (25h11′). Já assuntos positivos ocuparam 18% do tempo (14h16′). Assuntos violentos e negativos somaram 69% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 24% (13h13′) como negativo reflexivo e 29% (15h37′) como negativo tóxico, 27% (14h48′) como violento tóxico e 20% (10h32′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 23
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 28
  • Neutros (%) 13

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 27
  • Negativos (%) 40
  • Positivos (%) 16
  • Neutros (%) 17

TV Globo

  • Violentos (%) 40
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 13
  • Neutros (%) 11

TV Record

  • Violentos (%) 38
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 12

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 26

2.227 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2024

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 28

2.305 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2024, e 60% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.