Debate

(Artigo) Efeitos da exposição à mídia violenta: uma revisão da sistemática da literatura (2012-2022)

Publicado em 02/08/2024 às 20:31
(Artigo) Efeitos da exposição à mídia violenta: uma revisão da sistemática da literatura (2012-2022)

Apesar de apresentar diferentes níveis de robustez, esta literatura demonstra que a exposição ao conteúdo violento tem diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre os jovens.

Leia mais

Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

Publicado em 01/08/2023 às 20:32
Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema

O Paz na Mídia em parceria a empresa monitoradora de mídia Boxnet e oito analistas do Laboratório de Psicologia de Mídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisou 25 programas de telejornalismo de 5 TVs abertas (Globo, Record, Band, SBT e Rede TV. No total foram monitoradas 233 horas e 10 minutos no período entre entre 22 e 28 de maio de 2023.

Leia mais

Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência

Publicado em 06/02/2023 às 19:36
Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência

O Projeto “Efeitos da Mídia Violenta – A Visão da Ciência” foi realizado por cinco pesquisadores que promoveram a revisão sistemática da bibliografia acadêmica internacional produzida sobre o tema nos últimos dez anos, cobrindo 4.416 artigos. A literatura traz evidências de que a exposição ao conteúdo violento traz diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre […]

Leia mais

Como a mídia reproduz a violência

Publicado em 29/04/2022 às 16:22
Como a mídia reproduz a violência

Debate sobre segurança pública deve incluir o efeito da mídia na propagação da criminalidade. Não é hipótese, mas um fato provado.

Leia mais

Até onde deve ir a liberdade de expressão?

Publicado em 21/02/2022 às 11:28
Até onde deve ir a liberdade de expressão?

O tema do momento é o eventual limite para a liberdade de expressão. O Telegram deve ser banido ou restringido (como já fizeram 11 países) por não combater adequadamente fake news e mensagens de ódio? É legítimo defender a existência do partido nazista e declarar-se “anti-judeu”?

Leia mais

Mais solucionática e menos problemática

Publicado em 10/11/2021 às 13:35
Mais solucionática e menos problemática

A constatação é que a credibilidade do jornalismo é baixa. Levantamento recente mostrou que 61% dos brasileiros têm algum nível de desconfiança em relação ao trabalho da imprensa brasileira e só 16% a consideram “muito confiável”

Leia mais

Por uma dieta de mídia

Publicado em 16/08/2021 às 18:22
Por uma dieta de mídia

Emoções negativas nos ajudam a sobreviver e emoções positivas nos fazem evoluir. As pessoas preocupadas com o bem-estar cuidam da dieta alimentar, mas em geral não dedicam atenção à escolha do que consomem na mídia.

Leia mais

O que é (ou deveria ser) notícia?

Publicado em 16/06/2021 às 17:26
O que é (ou deveria ser) notícia?

Interesse, Interesse Público, Interesse “do” Público e o Exemplo *Roger Ferreira Existe farta literatura que tenta explicar o que é notícia, ou seja, quais os atributos capazes de fazer o jornalista escolher um determinado fato ou situação (em detrimento de muitos outros) e apresentá-lo em sua mídia, transformando-o, portanto, em notícia. É uma discussão relevante […]

Leia mais

O jornalismo da comoção

Publicado em 16/06/2021 às 17:24
O jornalismo da comoção

*Roger Ferreira É comum o jornalismo provocar comoção com a divulgação em larga escala, por vezes até com recursos que se aproximam da dramaturgia, de fatos negativos. A aflição e a angústia fazem parte dos sentimentos de quem assiste a um telejornal ou consome outros produtos jornalísticos. O espectador é impactado pelo volume e pela […]

Leia mais

Por uma cota de notícias positivas

Publicado em 16/06/2021 às 17:22
Por uma cota de notícias positivas

*Roger Ferreira Good News is no News. É dessa forma debochada que nós, jornalistas, tratamos fatos positivos que por acidente entram na pauta. De fato, o noticiário é uma fotografia horripilante da realidade. Mais de 60% dos programas de TV contém violência de acordo com o mais representativo estudo sobre a programação (National Television Violence […]

Leia mais

Por uma cota de notícias positivas na mídia

Publicado em 24/04/2021 às 21:48
Por uma cota de notícias positivas na mídia

O movimento Paz na Mídia lançou neste sábado (24) uma campanha para o estabelecimento de uma cota de notícias positivas nos meios de comunicação. A proposta foi publicada no site do Senado como ideia legislativa. Para que seja discutida pelos senadores e possa se tornar uma lei, ela precisa de 20 mil apoios. A motivação […]

Leia mais

Mídia Violenta Gera Violência – Pesquisas provam relação de causa e efeito entre mídia violenta e comportamento agressivo

Publicado em 24/04/2021 às 21:27
Mídia Violenta Gera Violência – Pesquisas provam relação de causa e efeito entre mídia violenta e comportamento agressivo

Não é uma hipótese, mas sim um fato provado: a exposição a mídia violenta gera comportamentos violentos. Listamos abaixo algumas dezenas de estudos, com diversas metodologias e mostras, que levam à mesma conclusão. Iniciamos com um artigo-síntese (metanálise) publicado na revista Science, uma das mais respeitadas publicações científicas do mundo, pelos professores Craig Anderson e […]

Leia mais

Quinze aspectos positivos do distanciamento físico

Publicado em 21/05/2020 às 11:39
Quinze aspectos positivos do distanciamento físico

A mídia tóxica mostra pouco, mas a vida em quarentena oferece ricas oportunidades

Leia mais

O consumo de notícias pelo WhatsApp e seus riscos

Publicado em 13/12/2019 às 16:17
O consumo de notícias pelo WhatsApp e seus riscos

Uma pesquisa de Novembro de 2019, desenvolvida pelo DataSenado, aponta que o principal canal de comunicação utilizado pelos participantes é, hoje em dia, o WhatsApp, com 79% de uso. E em que isso nos afeta? O canal de mensagens instantâneas, rápido e prático, está nas mãos de quase todas as pessoas. Sem restrições, pode ser […]

Leia mais

Vale tudo em nome da audiência?

Publicado em 25/11/2019 às 20:17
Vale tudo em nome da audiência?

Acompanhamos, na última semana, uma série de notícias a respeito do acidente envolvendo o apresentador Augusto Liberato. A sua assessoria, apesar do seu estado gravíssimo de saúde, ainda não havia divulgado nenhuma informação sobre o falecimento, no entanto, uma rádio brasileira, num “furo”, comunicou a sua partida, erroneamente.

Leia mais

Mídia – Entender para consumir, Responsabilidade para produzir (1)

Publicado em 13/12/2018 às 11:32
Mídia – Entender para consumir, Responsabilidade para produzir (1)

Nosso bem-estar e nossa saúde dependem diretamente da qualidade dos nossos pensamentos e dos nossos sentimentos e emoções. Essa é uma afirmação baseada em sólidas evidências científicas acumuladas recentemente em várias áreas do conhecimento, além de ser uma diretriz de variadas correntes filosóficas e religiosas.

Leia mais

A novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos?

Publicado em 24/10/2017 às 13:07
A novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos?

A nossa enquete ferveu. Confira os resultados e nossa análise completa. Vamos debater?

Leia mais

Porque amamos notícias ruins: entendendo o viés negativo

Publicado em 15/09/2017 às 15:25
Porque amamos notícias ruins: entendendo o viés negativo

O texto de Peter H.Diamonis, publicado no site americano Big Think, explica bem o viés negativo da nossa atenção. Confira!

Leia mais

Como acompanhar o noticiário sem cair em desespero profundo?

Publicado em 30/08/2017 às 16:30
Como acompanhar o noticiário sem cair em desespero profundo?

Esse estudo traz boas dicas de como nos livrar dos efeitos negativos da mídia violenta: simplesmente desligar; ter empatia, mas não a ponto que nos paralise; mudar os hábitos e preferir a via sem mídia; descobrir qual a mídia que bem pra gente.

Leia mais

Violência na TV e comportamento agressivo

Publicado em 18/07/2017 às 12:22
Violência na TV e comportamento agressivo

Drauzio Varella: "Apesar do consenso existente entre os especialistas de que há muito está caracterizada a relação de causa e efeito entre a violência exibida pelos meios de comunicação de massa e a futura prática de atos violentos pelos espectadores, o tema costuma ser abordado com superficialidade irresponsável pela mídia, como se essa associação ainda não estivesse claramente estabelecida."

Leia mais

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.