Apesar de apresentar diferentes níveis de robustez, esta literatura demonstra que a exposição ao conteúdo violento tem diversos efeitos deletérios e duradouros, especialmente entre os jovens.
Leia maisDebate
A novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos?
Publicado em 24/10/2017 às 13:07
A nossa enquete ferveu. Afinal, a novela “A Força do Querer” glamourizou criminosos? O ministro do STF Alexandre de Moraes disse que sim (confira a declaração do ministro aqui). Muitas pessoas concordaram. Alguns disseram que a novela só mostrou a verdade, que seria a seguinte: nos dias de hoje, os criminosos se dão bem e o cidadão de bem vive em sofrimento. Na nossa visão, não é essa a realidade.
A vida de quem escolhe o caminho do crime não é nada fácil e o resultado é sempre muito negativo em várias esferas, desde a material até a que se poderia chamar de emocional e espiritual. A mídia não é neutra e tem grande responsabilidade ao mostrar na ficção a vida de criminosos. A glamourização estimula o crime, pois há a tendência de algumas pessoas imitarem comportamentos a que já estão predispostos. É o caso do suicídio. Na nossa visão, a mídia tem a responsabilidade de mostrar as agruras e o sofrimento pelos quais passam os criminosos quando tratar desse tema.
Vamos debater?
Roger Ferreira
Deixe sua Opinião
Leia também
(Artigo) Efeitos da exposição à mídia violenta: uma revisão da sistemática da literatura (2012-2022)
Publicado em 02/08/2024 às 20:31
Telejornais brasileiros: 37,2% do tempo tem violência como tema
Publicado em 01/08/2023 às 20:32
O Paz na Mídia em parceria a empresa monitoradora de mídia Boxnet e oito analistas do Laboratório de Psicologia de Mídia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisou 25 programas de telejornalismo de 5 TVs abertas (Globo, Record, Band, SBT e Rede TV. No total foram monitoradas 233 horas e 10 minutos no período entre entre 22 e 28 de maio de 2023.
Leia mais