Abril 2023

  • Violentos (%) 34
  • Negativos (%) 28
  • Positivos (%) 28
  • Neutros (%) 10

O Paz na Mídia analisou 2.707 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de abril de 2023 e constatou que 28% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (22h15′). A violência foi mostrada em 34% do tempo (27h01′). Já assuntos positivos ocuparam 28% do tempo (22h43′). Assuntos violentos e negativos somaram 62% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 43% (19h38′) como negativo reflexivo e 6% (2h37′) como negativo tóxico, 46% (20h59′) como violento tóxico e 5% (2h28′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 25
  • Negativos (%) 29
  • Positivos (%) 39
  • Neutros (%) 7

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 24
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 28
  • Neutros (%) 13

TV Globo

  • Violentos (%) 45
  • Negativos (%) 24
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 9

TV Record

  • Violentos (%) 40
  • Negativos (%) 25
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 11

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 26

2.227 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2024

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 28

2.305 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2024, e 60% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.