Maio 2023

  • Violentos (%) 26
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 27
  • Neutros (%) 11

O Paz na Mídia analisou 2.786 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de maio de 2023 e constatou que 36% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (28h51′). A violência foi mostrada em 26% do tempo (21h07′). Já assuntos positivos ocuparam 27% do tempo (22h20′). Assuntos violentos e negativos somaram 62% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 42% (20h53′) como negativo reflexivo e 16% (7h57′) como negativo tóxico, 38% (19h04′) como violento tóxico e 4% (2h09′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 18
  • Negativos (%) 35
  • Positivos (%) 38
  • Neutros (%) 9

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 20
  • Negativos (%) 39
  • Positivos (%) 26
  • Neutros (%) 15

TV Globo

  • Violentos (%) 33
  • Negativos (%) 37
  • Positivos (%) 23
  • Neutros (%) 7

TV Record

  • Violentos (%) 33
  • Negativos (%) 32
  • Positivos (%) 22
  • Neutros (%) 13

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 26

2.227 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2024

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 28

2.305 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2024, e 60% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.