Outubro 2023

  • Violentos (%) 53
  • Negativos (%) 22
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 11

O Paz na Mídia analisou 2.509 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de outubro de 2023 e constatou que 22% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (18h12′). A violência foi mostrada em 53% do tempo (43h07′). Já assuntos positivos ocuparam 14% do tempo (11h23′). Assuntos violentos e negativos somaram 75% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 15% (9h03′) como negativo reflexivo e 15% (9h08′) como negativo tóxico, 35% (21h30′) como violento tóxico e 35% (21h57′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 49
  • Negativos (%) 23
  • Positivos (%) 20
  • Neutros (%) 8

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 52
  • Negativos (%) 20
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 14

TV Globo

  • Violentos (%) 60
  • Negativos (%) 24
  • Positivos (%) 7
  • Neutros (%) 9

TV Record

  • Violentos (%) 50
  • Negativos (%) 21
  • Positivos (%) 14
  • Neutros (%) 15

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 26

2.227 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2024

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 28

2.305 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2024, e 60% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.