Setembro 2022

  • Violentos (%) 21
  • Negativos (%) 20
  • Positivos (%) 33
  • Neutros (%) 26

O Paz na Mídia analisou 2.351 matérias veiculadas pelos quatro telejornais nacionais no mês de setembro de 2022 e constatou que 20% do tempo foi dedicado a assuntos negativos (14h50′). A violência foi mostrada em 21% do tempo (15h56′). Já assuntos positivos ocuparam 33% do tempo (24h55′). Assuntos violentos e negativos somaram 41% do tempo dos telejornais. Entre o conteúdo classificado como negativo e violento, identificamos 40% (12h11′) como negativo reflexivo e 9% (2h38′) como negativo tóxico, 39% (12h05′) como violento tóxico e 12% (3h50′) como violento reflexivo. As imagens mostradas e as informações passadas provocam no telespectador sensações de raiva, angústia, insegurança e medo. São gatilhos para o desenvolvimento de doenças psicológicas e o consumo de psicotrópicos e álcool. Precisamos desenvolver essa reflexão sobre o modo como a mídia retrata de maneira infiel e desequilibrada a violência em suas notícias.

Veja as tabelas completas aqui.

Resultado por Emissora

  • Violentos (%) 19
  • Negativos (%) 23
  • Positivos (%) 38
  • Neutros (%) 20

TV Bandeirantes

  • Violentos (%) 13
  • Negativos (%) 16
  • Positivos (%) 48
  • Neutros (%) 23

TV Globo

  • Violentos (%) 33
  • Negativos (%) 23
  • Positivos (%) 16
  • Neutros (%) 28

TV Record

  • Violentos (%) 21
  • Negativos (%) 15
  • Positivos (%) 24
  • Neutros (%) 40

SBT

Deixe sua Opinião

Leia também

Setembro 2024

  • Violentos (%) 28
  • Negativos (%) 36
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 26

2.227 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em setembro de 2024, e 64% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Agosto 2024

  • Violentos (%) 17
  • Negativos (%) 43
  • Positivos (%) 10
  • Neutros (%) 28

2.305 matérias analisadas dos quatro telejornais nacionais em agosto de 2024, e 60% do tempo foi de assuntos negativos ou violentos.

Confira o relatório completo

Faça Parte

Vamos agir para estimular o consumo consciente de mídia e a produção de conteúdos que melhorem a vida das pessoas.